14 de junho de 2011

Encontro estadual do PCdoB-GO debate projeto eleitoral para 2012


O PCdoB de Goiás realizou, neste sábado (11), um grande encontro estadual com filiados, militantes e amigos. O evento teve como pauta a situação política nacional e local, a campanha de filiação empreendida pelo partido, o projeto eleitoral para 2012 e o lançamento das conferências municipais e estadual. O evento contou com a presença do presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo. Mais de 600 pessoas de cerca de 80 municípios lotaram o Auditório Jaime Câmara, na Câmara Municipal de Goiânia.
Em sua fala, Rabelo afirmou que dois momentos o emocionaram após a ditadura: sua reintegração à Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, e o recebimento do título de cidadão goianiense, proposto pelo vereador Fábio Tokarski, presidente do PCdoB goiano. “Sempre que venho aqui meu coração bate mais forte”, disse Rabelo, lembrando a época em que viveu em Goiânia de forma clandestina durante o regime militar.
Em seguida, o presidente nacional fez uma análise sobre a situação do PCdoB. “Somos um partido em crescimento em todo o país”, comentou. Segundo ele, o PCdoB é um partido “permanente e constante”, com forte presença nos movimentos sociais. Além disso, garantiu ser a única legenda com sede nacional própria, adquirida após longa campanha de arrecadação de fundos. Citou a Escola Nacional de Formação, com mais de 25 anos de existência, e os 30 anos da revista Princípios.
O Portal Vermelho foi lembrado como o melhor site de política do país, com mais de 1 milhão de acessos mensais e dois prêmios Ibest no currículo. A participação no governo federal também foi tema da fala de Rabelo. “O PCdoB tem dado uma contribuição fundamental para o governo da presidente Dilma”, disse. Os sucessos da gestão de Orlando Silva no Ministério do Esporte e de Haroldo Lima na Agência Nacional de Petróleo foram exaltados pelo presidente.
Para finalizar, Rabelo defendeu o Programa Socialista do PCdoB e o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento proposto pelo Partido. “Nosso rumo é o socialismo, e o caminho até lá passa pela democratização da sociedade, o fim das agudas desigualdades sociais e a integração soberana e solidária com os povos vizinhos”, afirmou. Para ele, o PCdoB deve acumular forças para ter maior capacidade de intervenção política. “As eleições de 2012 são eleições de base, nas quais devemos nos empenhar para garantir o fortalecimento partidário”, concluiu. Segundo Rabelo, em Goiás existem condições de se construir um projeto vitorioso.

O presidente do PCdoB em Goiás, Fábio Tokarski, iniciou sua intervenção afirmando que o Brasil vive um momento único, com a simultaneidade entre o crescimento econômico, a distribuição de renda e a democracia. Em sua opinião, Goiás ainda está no rumo oposto. “Contraditando com a onda nacional, aqui, o campo democrático e popular sofreu uma grande derrota”. Ele citou o a eleição do governador Marconi Perillo (PSDB) e as medidas adotadas por ele no início do governo, como a “suspensão de programas sociais, a manipulação da mídia e a intenção de privatizar as empresas estatais”. “Nosso estado está crescendo, é verdade, mas se houver sucesso no projeto do atual governo, continuaremos concentrando renda”, criticou. Segundo o presidente estadual, é preciso organizar uma oposição forte e propositiva.
Tokarski disse que o momento é de preparação das conferências partidárias. “Temos que ter propostas e projetos de crescimento para os municípios”, cobrou ele. A necessidade de formação, organização e estímulo da militância também foram defendidas durante sua fala. Em seguida ocorreu uma homenagem a novas lideranças do movimento social que se filiaram ao PCdoB.

O presidente do PCdoB de Goiânia, Euler Ivo, que retornou ao partido após um longo período no PDT, agradeceu a recepção. “Nunca deixei de ser comunista, e fico emocionado ao participar de um encontro como esse na minha volta ao PCdoB”, disse. Euler lembrou a perseguição que sofreu durante a ditadura militar e se disse disposto para as lutas do presente. “Nós comunistas temos o dever de defender o povo”, acentuou. O dirigente lançou ainda o desafio de o PCdoB construir uma candidatura ao governo do estado para as eleições de 2014.
Paulo Victor Gomes, Da redação do Vermelho GO.

2 comentários:

  1. Estou a refletir sobre a atuação do secretário de esporte da prefeitura de Goiânia e do seu oportunista partido (PCdoB).

    Outra questão que vale ressaltar que o partido do Secretário, até pouco tempo atrás vivia arrotando por todos os cantos, como sendo éticos, e defensores do povo, no entanto não é isso que estamos vendo.

    Outro fato que nos leva a indignar, é que partido do secretário nas últimas eleições teve um dos seus principais lideres (Fábio Tokarski), o diploma de suplente de deputado federal cassado, por ter captação inlícita de recursos durante a campanha eleitoral, e agora, esta vergonhasa licitação, para a compra da Montanha Russa, no parque mutirama.

    Esperamos que o Prefeito de Goiânia, tome providências em afastar da prefeitura, o secretário e demais membros do PCdoB, o mais rápido possível, como resposta a sociedade que esta cansada de tanta falta de vergonha e inresponsabilidades com a administração pública, principalmente, por parte de quem se dizia estar do lado do povo, e que a história prova o contrário, a exemplo do PCdoB.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir