21 de junho de 2011

Blogosfera Progressista em ação

 Aconteceu nesse último final de semana nos dias 17, 18 e 19 de junho, o 2° Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, que, já na suas etapas estaduais e regionais, reuniu cerca de 1850 participantes de todo o Brasil; embora apenas 14 estados realizaram etapas estaduais, mesmo assim o #2BlogProg aglutinou 341 blogueiros progressistas vindos de todos os estados do Brasil. Também contou com a participação de Delegação do Peru, que  aproveitou espaço no evento para falar um pouco sobre a grande campanha eleitoral em que as redes sociais exerceram um papel fundamental na vitoria do candidato nacionalista Ollanta Humala.  
Logo na abertura do 2º Encontro de Blogueiros Progressistas tivemos a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que destacou a importância da blogosfera progressista na última campanha eleitoral, em que foi combatido com muita garra o preconceito exercido contra a candidata Dilma Rousseff. Ainda comentou também sobre a implantação do Programa Banda Larga Para Todos, que de inicio já conecta cerca de 58.000 escolas urbanas; devendo ser estender agora para o campo. Paralelamente a esse programa enfatizou a importância da recuperação da ELETRONET, pois certamente ela contribuirá com todo esse processo. Fechando os trabalhos do dia tivemos também na mesma mesa o Ministro de Comunicações Paulo Bernardes, que falou sobre os desafios da comunicação no governo Dilma Rousseff, destacando e dando grande ênfase ao Programa Banda Larga para Todos.
No segundo dia tivemos como tema principal “a luta por um marco regulatório da comunicação” e pra debater sobre o assunto tivemos ícones desta luta a Deputada Federal Luiza Erundina - Coordenadora da Frente Parlamentar Pela Liberdade de Expressão; o Jurista Fábio Konder Comparato - Autor da Ação de Omissão (ADO) do Congresso Nacional na Regulamentação da Comunicação; e o Professor Venício de Lima - do Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política da Universidade de Brasília (UnB). Os referidos debatedores explanaram o assunto abordando principalmente a valorosa contribuição dos Blogueiros Progressistas e a blogosfera, sob o slogan “dando voz a quem historicamente não tem”; em que reiteraram a influência capitalista na mídia, sendo um dos grandes embates, que ainda vem impedindo a DEMOCRATIZAÇÃO RADIO DIFUSORA no país. Falaram sobre a importância da Primeira Conferência Nacional de Comunicação (I CONFECON) na luta pela democratização da mídia e as dificuldades enfrentadas na frente parlamentar, composta em sua grande maioria por representantes do próprio monopólio da mídia brasileira.
Percebeu-se, no final de todas as discussões, mais que nunca, a necessidade de reavivar a força dos blogueiros Progressistas rumo às eleições de 2012, para mais uma vez podermos exercer papel marcante e fundamental; também deixando em estado de organização a preparação para o #3ºBLOGPROG, que já tem data e local definido (maio de 2012, na cidade de Salvador); até lá, nos blogueiros progressistas, vamos continuar na exaustiva luta para que a democratização da mídia no Brasil deixe de ser um sonho e se torne realidade.


Adalberto  Meira, 21,  estudante, Dir. de Comunicação  UJS/GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário